Quais são algumas das características únicas de saturno?

Saturno é um planeta bonito e original.

Saturn - o sexto planeta do sol - foi descoberto por Galileu no início de 1600. Desde a sua descoberta, Saturno continua a fascinar os astrônomos de todo o mundo. O segundo maior planeta do sistema solar, que é tão diferente da Terra que é por vezes referido como o "Jóia do Sistema Solar."

Anéis

• Saturno é o único planeta em nosso sistema solar que tem anéis que são visíveis com um telescópio simples. Outros planetas, como Urano e Netuno, também têm anéis, mas eles exigem um telescópio mais poderoso, a fim de vê-los. Apesar de sua aparência, os anéis de Saturno não são sólidos, mas na verdade composta de rochas, gelo e poeira. Os anéis são também muito finas - apesar de ser muitos quilômetros de largura, os anéis são muitas vezes mais de um quilômetro de espessura.

Tempo

• A órbita de Saturno é extremamente lento. Um ano em Saturno é o mesmo que 29 anos na Terra. No entanto, apesar de sua órbita lenta, Saturno gira extremamente rápido - a média diária em Saturno é pouco menos de 11 horas da Terra. A rotação rápida de Saturno também pode explicar como os ventos podem atingir velocidades de mais de 1.800 km por hora (mais de 1100 mph).

Densidade

• Mesmo que Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar (com Júpiter sendo o maior), é surpreendentemente leve. Isso ocorre porque o planeta é feito quase inteiramente fora do gás, principalmente hélio. É impossível ficar na superfície de Saturno, porque não há praticamente nenhuma superfície para se sustentar. Na verdade, Saturno é tão leve, é o único planeta em nosso sistema solar, que seria capaz de flutuar em uma banheira cheia de água.

luas