Três tipos de vulcões: cinza cone, escudo e compósitos

Japão`s towering Mount Fuji is an iconic composite volcano.

Existem três tipos principais de vulcões, cada uma com características físicas únicas e naturezas eruptivas. vulcões compostos são explosivas, gigantes elevados. vulcões em silêncio produzir largas, estruturas maciças através de fluxos de lava. vulcões cinza cone são os menores e mais simples, mas ainda embalam um perfurador vulcânica.

Vulcões compósitos

• vulcões compostos, também conhecidos como stratovolcanoes, representam a forma clássica mais associado com um vulcão. Eles elevam-se sobre a paisagem, subindo para elevações de mais de 10.000 pés. Eles também são o tipo mais comum de vulcão na Terra, representando cerca de 60 por cento dos vulcões do planeta. Eles apresentam com concavidades laterais no sentido ascendente íngremes e quer uma abertura central ou um conjunto de aberturas na sua cimeira. Sua lava andesito rica em gás faz com que suas erupções explosivas. Como seu nome sugere, eles são formados por camadas alternadas de lava endurecida e materiais piroclásticos. Além de sua explosividade, erupções compostas tipicamente pliniana na natureza, o que significa que eles produzem grandes colunas eruptivas que injetam gases e partículas de alta para a atmosfera.

escudo vulcões

• vulcões são construídos quase inteiramente a partir dos fluxos de lava. Ao contrário de vulcões compostos, vulcões produzem erupções de lava basáltica muito fluida. Esta lava flui de aberturas em todas as direções, viajar longas distâncias antes de se solidificar. Eles são caracterizados por grandes, cones levemente inclinadas, assemelhando-se escudo convexa de um soldado. Eles são comumente associados com uma taxa de alimentação de alta magma, alimentando um fluxo contínuo de lava na superfície. Sem qualquer explosividade real, essas erupções em curso assumir a forma de fontes de lava. Com o tempo, vulcões pode se tornar extremamente grande, produzindo ilhas no meio do oceano.

Cone de cinzas dos vulcões

• vulcões cinza cone são muito menores do que quer vulcões compostas ou escudo, normalmente subindo não superior a 1.000 pés. Eles apresentam lados retos, com um declive íngreme de 30 a 40 graus. Eles são tipicamente circular, com uma grande atender em forma de tigela na cimeira. Como vulcões, vulcões cinza cone ejetar lava basáltica. No entanto, a sua lava é ligeiramente mais espessa e contém mais gases armadilhados. Os resultados deste gás em pequenas explosões que quebram a lava em bolhas menores, conhecidas como tephra. Este tefra solidifica antes de atingir o chão, a produção de pilhas de rochas lava ao redor da abertura. Estes materiais de cinza-like são onde os vulcões buscar o seu nome. Porque estes vulcões são construídos de tephra solto, muitas vezes produzem fluxos de lava a partir de sua base.

Exemplos vulcão

• Monte St. Helens é um exemplo de um vulcão composto. Durante a erupção 1980 altamente explosivo, o vulcão experimentou um grande colapso setor que deixou uma cratera em forma de ferradura. Mauna Loa, no Havaí, é um exemplo de um vulcão escudo. Este vulcão é o maior vulcão da Terra, com um volume de 19.000 metros cúbicos e uma área que abrange 2.035 milhas quadradas. O vulcão Paricutin, no México, é um exemplo de um vulcão cinza cone. Este vulcão entrou em erupção fora do campo de um fazendeiro em 1943, eventualmente, cobrindo 100 milhas quadradas de cinzas e 10 milhas quadradas em fluxos de lava ao longo de um período de nove anos.